quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Festa de estréia do curta-metragem Rua José Cadilhe


Clique para ampliar

O curta-metragem "Rua José Cadilhe" é uma produção de alunos e ex-alunos da Comunicação Social da UFPR. Dentre a equipe estão nomes conhecidos na Floresta, como Eduardo Baggio, Maurício de Olinda, Narah Julia, Roliúdi, Luís Carlos Rocha, Larissa Jorge, Rodrigo Domit, Guilherme Araujo e Guilherme Biglia.

SINOPSE
José Cadilhe é uma rua viva, diabolicamente magnética.
Dela não se consegue sair.
Uma nova habitante será incorporada à Rua.
Seu nome é Julia, e ela está prestes a viver os momentos mais perturbadores da sua vida.


Confira o teaser trailer clicando aqui!

A exibição será na Cinemateca, às 19h30 do Dia das Bruxas (31/10). Em seguida, a partir das 22h, acontecerá a festa de lançamento, no Blues Velvet Bar, que fica na Rua Trajano Reis, 314. A entrada custa apenas R$ 10,00 e quem for vestido de preto toma DoubleVodka a noite inteira!

Compre ingressos através do Cacos! Prestigie nossos colegas e ainda contribua para o sucesso da exibição e também do caixa do Centro Acadêmico. A receita dos ingressos adquiridos na hora vão somente para o bar. Entre em contato pelo nosso e-mail (cqc2009@yahoogrupos.com.br) ou pelo (meu) fone 41 8804-3102!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Que raios é comunicação compartilhada?

Na mídia tradicional proprierária, matérias produzidas para um jornal são de propriedade dele. Assim, uma matéria veiculada em primeira mão (o tal do furo) ganha valor de mercado e pode ser comercializada.

Mas os meios tradicionais de comunicação omitem ou mentem sobre certas informações propositalmente em razão de interesses políticos e econômicos. "A comunicação compartilhada é uma simplificação do processo comunicativo", explica a jornalista Rita Freire, uma dentre as mentes por trás do conceito, aplicado inicialmente no Fórum Social Mundial.
Crédito da foto: Michele Torinelli

Workshop de Comunicação Compartilhada, no Departamento de Comunicação da UFPR

De acordo com Nazen Carneiro, um dos colaboradores da comunicação do Festival de Cultura do Paraná 2009, "a comunicação compartilhada se insere num contexto de divulgar, informar e cobrir fatos e eventos ignorados ou desvirtuados pela grande mídia".

O objetivo desse conceito é construir novos espaços midiáticos, democráticos e descentralizados, que servirão de contraponto equivalente às mídias privadas e estatais. Ou seja, uma forma de inserir a sociedade civil na comunicação. E é em espaços como o Festival que se inicia esse processo.

Crédito da foto: Michele Torinelli


Rita relata as experiências do Fórum Social Mundial

Lá a comunicação será realizada de forma descentralizada. Estarão cobrindo o evento jornais, rádios, TVs, blogs e veículos da web. Mas esses meios convencionais não estarão sozinhos. Pontos e grupos culturais também farão a cobertura dos eventos. Após a produção das matérias de texto, áudio, vídeo, imagem e animação, a página da web do Festival reunirá todo o material e o distribuirá para as diversas mídias parceiras e para o Mundo, através da Internet.

Phillipe Trindade, colaborador da comunicação compartilhada do Festival de Cultura do Paraná 2009

Workshop com Rita Freire no Decom

Como parte do Ciclo Paranaense de Cultura Digital, acontece um workshop com a jornalista Rita Freire. Será nessa quinta-feira (29), das 10 às 18 horas, na sala 10 do Departamento de Comunicação Social (Decom) da UFPR. O objetivo é debater e planejar o funcionamento da cobertura compartilhada do Festival de Cultura do Paraná.  Com experiência nos processos de cobertura compartilhada do Fórum Social Mundial e integrante da Ciranda Internacional da Informação Independente, Rita estará em Curitiba para dialogar com jovens universitários, integrantes dos pontos de cultura e ativistas culturais, todos envolvidos no processo de construção do Festival.

A atividade é organizada pelo Coletivo Soylocoporti e as inscrições são gratuitas. Apoio: Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos).

Serviço:
Oficina de Cobertura Compartilhada, com Rita Freire
Quinta-feira, 28/10, às 10 horas.
Sala 10 do Decom da UFPR - Rua Bom Jesus, 650 - Juvevê, Curitiba.
Para maiores informações, ligue 9993-0488.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Semana Acadêmica de Comunicação Social UFPR


Clique para ampliar

De 19 a 23 de outubro de 2009 acontece a Semana Acadêmica de Comunicação Social da UFPR. Realizada em parceria entre o Centro Acadêmico de Comunicação Social, a Agência Junior Fábrica de Comunicação, a Agência Experimental de Relações Públicas Prattica, a Coordenação do Curso e com o apoio do Departamento, a Semana terá mesas de discussão, oficinas e palestras.

Nas tardes de segunda, terça e quarta-feira, haverão três oficinas, organizadas pela Prattica: Redação Publicitária, com Cláudio Freire; Jornalismo em Tempo Real, com a TV Educativa; e Oratória, com João Neto. Mais informações a respeito das oficinas com a Agência Prattica (fone 3313-2047 ou prattica.ufpr@gmail.com).

Quarta-feira à noite e quinta-feira à tarde e à noite ocorrerá o Ciclo de Palestras da Fábrica de Comunicação, cujo tema será a Televisão. Mais informações com a Fábrica (agencia@fabricadecomunicacao.com e www.fabricadecomunicacao.com).

Segunda, terça e sexta-feira serão os dias das mesas de discussão, realizadas pelo Cacos e pela Coordenação do Curso, com o tema "Democratização da Comunicação".
São elas:

Liberdade na Comunicação da América Latina (Segunda-feira, 19/10, 19h00);
Elson Faxina:
Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Cinema, Rádio e Televisão, pela Escola de Comunicações e Artes da USP - Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é doutorando em comunicação pela Unisinos/RS, professor da UFPR e editor de jornalismo da Rádio e Televisão Educativa do Paraná.

Miguel Baez:
Professor da rede pública estadual e municipal de Curitiba, diretor da APP-Sindicato e Secretário de Imprensa da CUT-PR

Criminilização dos movimentos sociais na midia (Terça-feira, 20/10, 19h00);
Kelly Prudêncio:
Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1994), onde atualmente é professor adjunto e pesquisadora no Núcleo de Comunicação e Educação Popular.

Caio Rubens Zinet:
Estudante de jornalismo da PUC-SP, Coordenador da Regional Sudeste 1 da Enecos. Escreve para os jornais PUC VIVA e Contraponto. Membro da Comissão organizadora da Conferência Estadual de Comunicação de São Paulo

Laura B. Schühli:
Jornalista, especializada em Jornalismo Literário, coordena a Assessoria de Comunicação Social da Terra de Direitos, em Curitiba, e é militante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Começou a trabalhar com comunicação popular e movimentos sociais no Centro de Arte, Cultura e Comunicação Popular Barca do Povo, em Itajaí, onde conheceu e se especializou nos caminhos vicinais da reportagem. Realiza estudo na área de assessorias de comunicação em movimentos sociais e também é consultora para implantação de assessorias em organizações sociais. Integra o Comitê Paranaense Pró-Conferência de Comunicação.

Novas Mídias e Liberdade na Internet (Sexta-feira, 23/10, 19h00);
Ericson Meister Scorsim:
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1996), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Autor do livro TV Digital e Comunicação Social: aspectos regulatórios. TVs privada, pública e estatal.

Carlos Rocha:
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1995). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná. É Coordenador do projeto de pesquisa RedeIFES - Infovia para permuta de programas de rádio e TV nas universidades públicas. Este projeto está sendo implementado nas 58 IFES, associadas a Andifes, utilizando recursos financeiros da SESu/MEC.

Marco Antonio "Amarelo" Konopacki:
Formado em Administração pela UFPR, foi diretor da UPE. Trabalha com desenvolvimento em web, novas mídias e mídias sociais na Ethymos e no Coletivo SoyLocoPorTi.

Hamilton Octavio de Souza:
Jornalista profissional desde 1972. Atualmente é editor da revista Caros Amigos e articulista dos jornais Brasil de Fato, Correio do Brasil, Cantareira, Tribuna (VGS) e A Cidade (ESP). Trabalhou na reportagem geral e na reportagem política de O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Editora Abril e na imprensa alternativa, sindical e popular. Em 1974 participou da cobertura jornalística da Revolução dos Cravos, em Portugal. Em 1981, recebeu o Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos por reportagem sobre a repressão política no Cone Sul, publicada no jornal Movimento. É professor da PUC-SP desde 1982 e foi chefe do Departamento de Jornalismo de fevereiro de 2001 a setembro de 2009.

SERVIÇO
Local: Auditório do Departamento de Comunicação Social da UFPR. Rua Bom Jesus, 650 - Juvevê, Curitiba.
Data: de 19 a 23 de outubro
Horário: tardes, a partir de 14h e noites, a partir de 19h
Mais informações: Cacos (www.cacos.ufpr.br) e Coordenação (ccos@gmail.com e fone 3313-2018)

Clique AQUI para conferir a programação completa da Semana Acadêmica!

Agradecemos o apoio da Assessoria de Comunicação Social e do Diretório Central dos Estudantes da UFPR, além do Jornal Laboratório Comunicação pelo apoio na divulgação da Semana! Confira os releases aqui, aqui e aqui, respectivamente.

Eu, Phillipe Trindade, autor deste texto, agradeço ao anônimo com muito tempo livre que alertou ao Cacos através do nosso mural a respeito de alguns poucos e relevantíssimos erros gramaticais nele contidos. Por exemplo, os de digitação que trocavam "Agência" por "Agrência" e "Assessoria" por "Acessoria". Quanto à expressão "professora adjunta", ela foi retirada do currículo Lattes da própria participante da mesa. Mas, em todo caso, está corrigido.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Reunião Geral no Sábado, dia 17/10

A chapa Cacos que Conquista informa os membros da comunidade acadêmica:

Reunião Geral do Cacos
Quando: Sábado, dia 17/10, às 14h
Onde: Lanches Come Come (Rua XV de Novembro, 1222)

Pauta
Informes:
- Semana Acadêmica
- Cantina

Itens:
- Nova palestra do Enade
- Compra de mesa de sinuca nova e venda da atual
- Faz-tudo
- Transparência e idoneidade
- Show do Rogério Skylab
- Festa do José Cadilhe 2

Aceita-se sugestões de pauta, inclusive via comentários no blog, email ou twitter.
Nos vemos lá!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Repercussão da apresentação do Somma

Ontem, segunda-feira 05/10, o chefe do Decom, professor João Somma Neto, realizou uma reunião com os alunos no auditório do departamento. Convocada pelo Cacos, o objetivo dela foi esclarecer alguns pontos, tanto em relação à pessoa do professor, quanto às propostas da gestão dele como Chefe do Departamento.

Somma falou por mais de 40 minutos e respondeu as questões pontuadas pelos alunos. Dentre as mais polêmicas, duas se destacaram:

1) Técnicos: os alunos fizeram duas reclamações. Primeiro, quanto ao suposto vácuo deixado pelo afastamento de alguns técnicos - ao que Somma respondeu não estarem fazendo falta, pois, de acordo com ele, não desempenhavam as funções como deveriam. Segundo, a questão de um técnico que continua no Decom, mas cuja permanência contradiz os argumentos apresentados para a dispensa dos demais. A sensação que permaneceu entre os alunos foi de arbitrariedade nas decisões. Fica a ressalva de que afastar o técnico que sobrou significaria ficar sem técnico algum. Apesar de que, a exemplo do afastamento do técnico responsável pelo estúdio de rádio, o Decom pode contratar estagiários até a realização de novos concursos. Fica o impasse.

2) A reformulação do jorlab: os integrantes do jornal questionaram o professor sobre o "atropelamento" que ocorreu na realização do processo de reestruturação. Ele respondeu que o planejamento "está sendo feito na medida do possível". Fica o questionamento: não valia mais a pena ter planejado agora e reestruturado no começo de 2010?

Mais informações e a repercussão do evento em breve, no Cacos de Papel edição de outubro.

E você, aluno, o que achou sobre a apresentação do chefe do departamento?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atas

Aqui indexaremos atas de diversas reuniões, como do Cacos, Plenárias Departamentais e de Colegiado do Curso. Em reuniões como essas, em que se decide tudo o que diz respeito ao Departamento de Comunicação Social, ao Curso em si e aos alunos, respectivamente, é absurdo pensar que toda a Comunidade Acadêmica não tenha acesso às atas.

Reuniões do Cacos
Ata da reunião do Cacos de 21/09/2009 (Marina)
Ata da reunião do Cacos de 21/09/2009 (Ju Blume)

Plenárias Departamentais
Relato da Plenária Departamental de 02/09/09 (Secretariado do Cacos)
*como definido na plenária extraordinária de outubro, estamos aguardando até o dia 15 de novembro de 2009 para começar a organizar as atas oficiais no site do Departamento. Linkaremo-nas assim que disponíveis!*

Reuniões de Colegiado
*de acordo com a resposta da Coordenação ao ofício do Cacos requisitando as edições digitais das atas, aguardamos a resolução do próprio colegiado (que ocorrerá na sexta-feira, 23 de outubro, à tarde) quanto à de que forma proceder*

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Apresentação do Somma: 5/10 às 10h00 no Auditório

Galera, além do recadastramento (sem o qual os alunos perderão os respectivos GRRs), quero ressaltar outro assunto de grande pertinência.

Na próxima segunda-feira (dia 05 de outubro), às 10h00 no Auditório, vai acontecer um evento que os alunos vêm pedindo há algum tempo. Em uma reunião na última quinta (24), o Cacos sugeriou que o professor João Somma Neto, Chefe do nosso Departamento, fizesse uma breve apresentação pessoal e das propostas da gestão e que, em seguida, respondesse perguntas dos presentes. A proposta foi aceita e o evento está marcado.

O Cacos pede a todos aqueles que têm algo a questionar que compareçam. Se você tem uma pergunta pertinente, fique à vontade! Se tem vergonha, o Cacos fará a pergunta. Pedimos a todos que compareçam!