terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Inscrições para intercâmbio na França vão até sexta-feira

Estão abertas as inscrições para o edital do programa de mobilidade acadêmica internacional UFPR/Rhône-Alpes, cooperação entre a UFPR e as universidades Lumière Lyon 2 e Grenoble 3 na França.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de dezembro, às 18 horas. Devem ser feitas presencialmente na Coordenadoria de Intercâmbios – CI, na Reitoria. 

Na primeira instituição, as áreas de ensino são Letras/francês, Letras, Pedagogia, Psicologia, História, Ciências Sociais e Turismo. Em Grenoble, as áreas são Letras/francês e Comunicação Social. 

Podem participar do edital alunos da UFPR regularmente matriculados entre o sexto e o oitavo período da graduação ou o primeiro ano do mestrado nos cursos citados. As bolsas de estudos serão de 4 a 9 meses. No caso do mestrado, as bolsas serão para cursar o Master II, havendo possibilidade de se cursar o Master I à distância. 

Na ocasião da inscrição, os candidatos devem apresentar curriculum vitae, fotografia 3X4, histórico autenticado, carta de motivação em francês, atestado de nota no processo seletivo de ingresso na UFPR (vestibular ou Provar). Os critérios de seleção serão Índice de Rendimento Acadêmico, máximo de uma reprovação no histórico, proficiência em língua francesa. Haverá uma prova escrita e de compreensão oral em Francês, realizada pelo Celin. Os aprovados serão submetidos a entrevistas.

Manuela Salazar (estagiária) / Lais Murakami (orientadora), ACS UFPR.

Ademais, a bolsa Euromime, da Universidade de Poitier (Fr), - para estudantes que já concluíram o curso - está com inscrições abertas até 5 de janeiro. Mais informações com a CI e com a Coordenação do Curso de Comunicação Social.

O Decom tem convênio as Universidades de Grenoble e Poitier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário