sexta-feira, 5 de agosto de 2011

GREVE ESTUDANTIL: assembleia na terça-feira!

GREVE GERAL NA UFPR: As três categorias paradas!


Os professores em greve?

No dia 04 de agosto, a assembleia da APUFPR (o sindicato dos professores da UFPR), que contou com mais de 250 professores, aprovou por imensa maioria indicativo de greve dos professores na UFPR.  Suas reivindicações vão no sentido de solucionar problemas relacionados a  precarização do ensino e do seu próprio trabalho, congelamento de salários por 10 anos, plano de carreira precarizado, por uma universidade de qualidade e etc. Nesse sábado ocorrerá uma reunião com todos os sindicatos de professores das universidades federais do país, onde serão avaliadas todas as assembleias locais, que vai decidir sobre deflagrar  ou não a greve nacional dos docentes.

E nós, como ficamos?

              Em seguida, a Assembleia Geral dos Estudantes também aprovou por imensa maioria (só um voto contrário) A GREVE DOS ESTUDANTES DA UFPR! Entendendo que o momento é oportuno para unir forças com os trabalhadores e reivindicar a resolução dos problemas estudantis!

Dentre as pautas estudantis estão:

- contratação imediata de mais técnicos e professores
- mais livros nas bibliotecas
- finalização das obras atrasadas (por exemplo, o RU do botânico)
- laboratórios de informática em todos os campi com acesso livre em qualquer horário
- maior número de ônibus intercampi (inclusive no período noturno)
- assistência estudantil coerente (as bolsas estudantis)
- construção de moradia estudantil em Curitiba (que hoje tem apenas um contrato com a CEU), Palotina e   Litoral (onde não há moradia estudantil)
- pela queda de medidas nocivas para a saúde e educação.
(as outras pautas podem ser vistas em: ven.to/ibS)

O fato político de uma greve geral na Universidade faz muito mais pressão no Governo, e é mais provável que ele esteja disposto a negociar, tanto com os técnicos (não houve nem UMA tentativa de negociação até agora), quanto com os professores e estudantes!
                Em 2001, a UFPR viveu uma greve GERAL, como estamos para presenciar agora. Eram estudantes, professores e técnicos JUNTOS, lutando por pautas comuns e especificadas de cada categoria! Nesta greve, os estudantes conseguiram a Passarela que liga o Politécnico ao Botânico, a abertura do RU no período noturno e a não-cobrança de taxas sobre comprovantes de matrículas e históricos escolares (antes, qualquer documento tirado no NAA era sujeito a taxas).
                Já provamos ESTE ano que uma greve estudantil pode conquistar muitas coisas. Nossos estágios assinados, nosso prédio com pintura nova e com rampa, o intercampi passando na frente da Floresta nos lembra como nós, estudantes unidos, temos força frente à Reitoria, Setor, Departamento e até frente ao Governo! Mesmo com nossas pautas atendidas, ainda temos vários problemas: precisamos de mais professores (se o MEC dividir nosso curso em três, com certeza, Publicidade vai ser fechada), mais técnicos, ainda não temos nossa biblioteca e aquela salinha de estudos nem eletricidade tem.
                Nesse momento, a greve pode mostrar só seus prejuízos, como atrasar formaturas ou ter aulas nas férias. Mas devemos entender que esses prejuízos são temporários, mas os benefícios são DURADOUROS!!!

                Para unir forças com os docentes e técnicos, o Cacos convida todos os estudantes a participar de uma 
Assembleia na próxima terça-feira, dia 9 de agosto, no Auditório da Floresta às 9 horas da manhã! 

Contamos com a participação de todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário