Ontem de tarde aconteceu na Floresta a reunião do COE (Comissão Orientadora de Estágios) e adiaram, mais uma vez, a decisão de atender as nossas reivindicações para a próxima reunião do Colegiado, que acontece apenas no dia 6 de abril. A reunião contou com a presença do coordenador do curso Itanel, com os membros do COE (Anely, Panke e Toni), com a Norma, vice-diretora do SCHLA, com a representante da PROGRAD Maria Lúcia, convidados (Jair, Mario e Somma) e com os representantes discentes Winnie e Felipe.
Dentre as reivindicações, a única que pareceu ser bem aceita na reunião foi a questão dos estágios no período das férias. Já quanto as outras, houve muita discussão e as mais variadas opiniões. Por exemplo, será pensada a possibilidade de adequar todas as obrigatórias no período da manhã e deixar o turno da noite exclusivamente para as optativas, possibilitando assim, estágios de 30h semanais. Em relação a estágios desde o 1° período, os docentes foram unanimemente contra, por não considerarem que os estudantes estejam preparados ainda. Mas em relação ao 3° período, ficou de se discutir.
Destacamos aqui a mudança de comportamento da PROGRAD. Na reunião que tivemos com o reitor, a pró-Reitora de graduação pareceu nos dar todo o apoio e a concordar com todas as pautas que reivindicamos. Já na reunião da COE, não houve nenhuma tentativa de pressão para que a resolução dos problemas se desse de forma rápida, demonstrando o descaso e a descrença na força que temos.
Por não terem sequer nos dado ouvidos, continuamos em greve! Incluimos agora à pauta a realização de um Colegiado extraordinário o mais rápido possível. Na segunda-feira, às 9h, será realizada outra assembleia para definirmos os próximos passos da greve. Compareçam!
Caros alunos do curso de comunicação Social da UFPR,
ResponderExcluirAqui representados pelo Centro acadêmicao da Comunicação Social:
Boa Tarde,
Venho aqui apoiar a mobilização de vocês após a tomada de conhecimento de
vossa paralização hoje pela manhã quando estive na Reitoria.
Sou Professor da Escola de Engenharia no Centro Politécnico e desconheço a
realidade de vosso Campus.
Temos problemas bem semelhantes.
Alguns pontos de pauta que devem ser melhorados:
O ítem ," Por mais e melhores equipamentos " é muito vago e sugiro
substítui-lo por um mais específico e pergunto para vocês, O que são
melhores equipamentos?
Entendo que mais equipamentos, signifique uma estrutura que possibilite
uma relação adequada entre alunos e equipamentos para atividades práticas
contidas no projeto pedagógico do Curso e das disciplinas a serem
ofertadas.
Então, especifiquem melhor este ponto na pauta de reinvindicações.
90% da Pauta de vocês é Justíssima, correcta e deve ter o nosso apoio
incondicional, como professores, sem nenhum ponto de dúvida .
No entanto, quero abrir a discussão quanto aos três pontos iniciais de
pauta de vossa lista de reinvindicações e apena estes três primeiros
pontos que questiono e vocês teriam de me convencer a apoiar vocês, pois
para mim são Pontos de disputa.
O regimento de estágios do curso de Comunicação Social, que não
conheço, vocês alegam que são impedidos de estagiar.
Em Nosso curso, que são de 10 semestres, nós só liberamos para estágios, a
partir do 8o semestre , sendo que o estágio Obrigatório em tempo integral
tem um semestre exclusivo para isto. Nos 4 anos anteriores,os alunos são
estimulados a se dedicarem a sua formação profissional, cultural e cidadã.
Como ?
Se dedicando aos estudos e disciplinas de formação; Buscando integrar-se
em atividades formativas específicas de nosso curso e aí também está
incluído tanto o CAEM , como a COEMJr.
Não impede de estagiar nas férias escolares, como extra-curricular ou nos
projetos e laboratórios da Universidade. Respeitando a carga de 30h
semanais.
Procura-se com isto valorizar a carreira profissional de vocês e evitar o
uso inadequado de mão de obra barata. PPor isto , eu considero que este
ponto de pauta, tem por trás uma visão que beneficia a longo prazo a
carreira de vocês.
Para gañar experiência podem desenvolver DENTRo da UFPR e nas empresas
Juniores existentes na EC. ( Acho que tem aí também).
Quanto ao segundo ponto de pauta, com a inclusão, como pré requisito da
disciplina da disciplina TCC 1, "Metodologia de pesquisa", , creio ser
descabida a solicitação de vocês, assim como a necessidade de se
questionar ter cumprido uma quantidade mínima de créditos para se
matricular em TCC I.
Isto é necessário e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso, que vocês
deveriam ter participado na sua elaboração , através dos representantes
discentes. A inclusão desta disciplina, serve para auxiliar voc~es no
desenvolvimento do Projeto. Na verdade ela pode ser concomitante ou ser
ministrada no decorrer do desenvolvimento do TCC. Pode ser discutido nesta
forma.
Assim como o Terceiro ponto de pauta, que considera o projeto Pedagógico
do curso , que contempla um projeto/trabalho de conclusão de curso
dividido em 2 semestres.
O TCCI deve preparar e fundamentar a elaboração do TCCII, lembrando que o
curso de vocês é semestral. Alterar o projeto Pedagógico , depois de
aptrovado no CEPE, só depois de um certo tempo para maturação e avaliação.
Em relação aos outros 10 pontos de pauta, assino embaixo da pauta e apoio
a luta de vocês.
Atenciosamente,
Nixon Vieira Malveira
DEMEC-UFPR