sexta-feira, 25 de março de 2011

A luta continua!

Aos Estudantes de Comunicação Social da UFPR


A greve acabou. Porém a luta, não!

A nossa greve completou 7 dias ontem. Há uma semana atrás mais de 100 alunos de Comunicação Social votaram em assembleia que sairiam em greve para lutar contra os absurdos recentes e antigos do curso. Desde então, fizemos duas passeatas com destino à Reitoria, fechamos uma rua e, principalmente, reacendemos a chama do movimento estudantil entre os alunos da Comunicação.

Mas não pensem vocês que ontem deixamos a greve derrotados. Atingimos conquistas que, apesar de pequenas à primeira vista, se revelam de grande significado ao lembrarmos que há quatro anos se fala em pintar a Floresta, em Intercampi atendendo aos florestianos, em calçamento, em uma entrada decente para pedestres... Quatro anos de solicitações constantes!

Acontece que quando os estudantes se unem, estes fazem a força e, com prazer e vontade, mudam o rumo das coisas, saem da inércia! Dizemos isso porque sem a união de todos nós, florestianos, manter essa greve histórica (sim, histórica) não teria sido possível. Não é à toa que estamos sendo vistos como o “Egito” da universidade. Nossa mobilização não foi ignorada, nem pela Reitoria, muito menos pelos estudantes de outros cursos. Afinal, não é só no Decom que professores pedem licença e vão “passear”, não é só no Decom que falta equipamento...

Mas fomos nós, estudantes de Comunicação Social da UFPR, que no dia 17 de março de 2011 decidimos romper com a passividade. Nós mostramos que não devemos delegar a ninguém a resolução de nossos problemas. Fomos nós que superamos os limites das reclamações individuais e decidimos ir a luta coletivamente, correr atrás de nossas reivindicações. E nós conseguimos.

Cabe a nós, agora, manter essa chama acesa. Vamos continuar em campanha para conquistar nossas outras reivindicações, para cobrar aquilo que nos foi prometido e para mostrar que se é a Universidade que está de pernas para o ar, os estudantes unidos podem fazer a diferença.

Continuamos mobilizados hoje, amanhã e sempre que nos privarem dos nossos direitos!



Centro Acadêmico de Comunicação Social
Cacossomos – Gestão 2010/2011

Um comentário:

  1. Quando estudamos comunicação, saímos da faculdade e sabemos fazer o que? Acho que esse questionamento é pertinente a qualquer curso de humanas. O que um sociólogo, um historiador, um antropólogo, sabem fazer ao sair da faculdade? O que eles acumulam nesses anos é conhecimento, que cabe a eles escolher como vão utilizá-los. Há coisas que só o mercado de fato ensina.

    ResponderExcluir